Informação sobre doenças da tireoide, causas, sintomas e tratamento das doenças da tireoide, incluindo os nódulos da tireoide.


Hipotireoidismo na criança

Os sintomas do hipotireoidismo em crianças pode variar dependendo da sua idade, porém eles geralmente incluem:
  • Icterícia prolongada em bebês
  • Crescimento dos ossos/dentes atrofiado
  • Dificuldades de aprendizagem
  • Puberdade atrasada
Uma tireoide hipoativa (hipotireoidismo) é tratada através da substituição do hormônio tireoidiano em falta na criança, com um medicamento. Levotiroxina, a base do tratamento em adultos, também é recomendado para uso em crianças. No entanto, a dose é adaptada para se adequar ao peso e às necessidades específicas da criança.

A causa mais frequente de hipotireoidismo na infância e adolescência é a tireoidite linfocítica crónica, também conhecida por tireoidite de Hashimoto. É uma doença provocada pela destruição das células que produzem hormonas tireoideias levada a cabo pelo próprio organismo (doença auto-imune). É mais frequente no sexo feminino, nas crianças com diabetes e pode estar associada a outras doenças auto-imunes e doenças provocadas por alterações dos cromossomas, como por exemplo a Síndrome de Down. Frequentemente há familiares com doenças da tireoide.
Outras causas de hipotireoidismo são as malformações da tireoide, as alterações na produção de hormonas tireoideias, certas doenças do cérebro e a toma de medicamentos como os utilizados no tratamento da epilepsia.