Informação sobre doenças da tireoide, causas, sintomas e tratamento das doenças da tireoide, incluindo os nódulos da tireoide.


Doenças da tireoide na criança

Assim como os adultos, as crianças sofrem, com maior frequência, com uma tireoide hipoativa (hipotireoidismo), quando o organismo produz pouco hormônio tireoidiano, o que desacelera o metabolismo; ou com uma tireoide hiperativa (hipertireoidismo), quando o corpo produz hormônios tireoidianos em excesso, causando a aceleração do metabolismo.
As crianças podem nascer sem uma glândula tireoide que funcione corretamente, ou podem desenvolver problemas com o funcionamento da sua tireoide como resultado de uma das seguintes situações, muito pouco iodo em sua dieta, uma doença autoimune (como a Tireoidite de Hashimoto ou Doença de Graves) ou lesão em sua glândula tireoide.

Habitualmente, o que leva a suspeitar de doença da tiróide são as queixas relacionadas com a produção diminuída (hipotiroidismo) ou aumentada (hipertiroidismo) de hormonas tiroideias ou o aparecimento de bócio, isto é, aumento de volume da glândula tiroideia, muitas vezes visível na base do pescoço, na face anterior.

É fundamental que os pais compreendam os sinais e sintomas dos principais problemas da tireoide para ajudar a garantir que seus filhos obtenham o apoio e tratamento que precisam.
Os sintomas do hipotireoidismo em crianças pode variar dependendo da sua idade, porém eles geralmente incluem:
  • Icterícia prolongada em bebês
  • Crescimento dos ossos/dentes atrofiado
  • Dificuldades de aprendizagem
  • Puberdade atrasada

Os sintomas comuns de uma tireoide hiperativa em crianças incluem:
  • Mudanças no comportamento/desempenho escolar
  • Insônia
  • Inquietação
  • Irritabilidade

Problemas não diagnosticados da tireoide podem ter graves consequências no desenvolvimento físico e mental da criança. No entanto, o diagnóstico precoce é simples e permitirá que a criança se beneficie de um tratamento precoce.
Fale com seu médico se seu filho apresenta algum dos sintomas acima.

Os pais podem ter a tranquilidade de saber que os problemas da tireoide podem ser tratados, permitindo que as crianças vivam uma vida feliz e saudável.