Informação sobre doenças da tireoide, causas, sintomas e tratamento das doenças da tireoide, incluindo os nódulos da tireoide.


Hipertireoidismo na criança

A doença de Graves (um distúrbio do sistema imunológico) é responsável por quase todos os casos de hipertireoidismo, em crianças. Felizmente, essa é uma doença rara nessa faixa etária, afetando apenas uma em cada 10.000.000 de crianças. A doença de Graves tende a ser mais comum em adolescentes, e a probabilidade de disfunção tireoidiana é maior em meninas do que em meninos.
Pode ser difícil reconhecer a doença de Graves em crianças porque, muitas vezes, ela se desenvolve lentamente, mas mudanças de comportamento e desempenho escolar, insônia, inquietude/irritabilidade e a necessidade de levantar à noite para urinar são os sinais mais comuns que devem ser observados. Entre outros sintomas, a própria tireoide fica tão avolumada que pode ser visível, mãos trêmulas, aumento de apetite com perda de peso, diarreia e os clássicos olhos esbugalhados.
Raparigas que desenvolvem hipertireoidismo depois da puberdade muitas vezes têm menstruação leve e infreqüente, ou podem até parar de ter sangramento.

O tratamento de crianças com hipertireoidismo visa reduzir a quantidade de hormônios tireoidianos no sangue.
Pode-se escolher cirurgia para crianças com efeitos colaterais aos medicamentos antitireoidianas existentes. Ao contrário do que ocorre com adultos, o tratamento com iodo radioativo é improvável de ser usado porque são desconhecidos os efeitos de longo prazo em crianças e adolescentes. Os pais ficarão mais tranquilos ao ouvir que o tratamento é tão efetivo em crianças quanto em adultos.
Crianças com diagnóstico de disfunção tireoidiana precisam do suporte das famílias para assegurar que tomarão o medicamento diariamente e para controlar seus problemas. Também é útil que a escola conheça o diagnóstico da criança e qual medicamento está sendo administrado.