Informação sobre doenças da tireoide, causas, sintomas e tratamento das doenças da tireoide, incluindo os nódulos da tireoide.


Câncer da tireoide

O câncer de tireoide é um tumor maligno de crescimento localizado dentro da glândula tireoide.
Não é um tipo de câncer comum, nos EUA, de cada 100 tumores, apenas 1 corresponde a esse tipo.
As perspectivas de tratamento são excelentes. Em sua maioria, esses cânceres podem ser totalmente extirpados por cirurgia.
No entanto, algumas vezes este tipo de câncer pode reaparecer ou se espalhar por outras partes do corpo. Por isso, os médicos recomendam que quem teve câncer de tireoide seja submetido a exames de rotina pelo resto da vida.

Causas do câncer de tireoide
É mais provável o câncer de tireoide surgir entre as pessoas que foram submetidas na infância a uma radioterapia na cabeça, no pescoço ou no tórax.
Até 1960, a radiação era usada para diminuir adenóides, para tratar diversos problemas de pele (como a acne) e para diminuir o timo aumentado nas crianças (o timo é um órgão interno ao tórax).
Também é mais provável que o câncer de tireoide surja se você tiver um membro da família que tenha sofrido disso.

Em geral, o câncer de tireoide é descoberto pelo próprio paciente. Por isso é importante aprender a fazer o auto-exame e, ao encontrar qualquer protuberância ou nódulo na base do pescoço, consultar imediatamente o seu endocrinologista.

Seu médico também poderá notar um nódulo ou protuberância durante um exame de rotina. Neste caso, ele perguntará como você vem-se sentindo ultimamente e se já percebeu algum sintoma associado aos nódulos tireoidianos.
Depois de concluir o exame físico e anotar seu histórico médico, o endocrinologista vai pedir mais exames, entre os quais:
  • Exame de sangue (para medir o nível dos hormônios tireoidianos);
  • Exames com imagens ou cintilogramas (para obter uma imagem da glândula tireoide inteira);
  • Punção da tireoide (para verificar se o nódulo contém células cancerosas).