Informação sobre doenças da tireoide, causas, sintomas e tratamento das doenças da tireoide, incluindo os nódulos da tireoide.


Hipertireoidismo, níveis elevados de hormonas na tireoide

Hipertireoidismo representa uma infinidade de distúrbios da tireoide, caraterizados por níveis elevados de hormonas tireoideias em circulação. A incidência anual de hipertireoidismo é de 3 por 1.000 na população em geral, e a condição é oito vezes mais comum em mulheres do que em homens.
Hipertireoidismo pode resultar de uma sobreatividade generalizada da glândula tireoide ou de fatores que promovam o excesso de atividade da glândula. É importante distinguir entre estas causas, uma vez que o prognóstico e tratamento será diferente. Uma vez que se suspeita que o hipertireoidismo tenha base na apresentação clínica, e confirmado pelo hormônio da tireoide e determinação do nível de TSH, a forma geral de doença pode ser diferenciada por estudos de captação de iodo radioativo. A captação de iodo radioativo normal, ao longo de um período de 24 horas varia de 10 a 35%.
Hipertireoidismo é causado pela produção de níveis elevados de TSH (tumores, resistência pituitária), ou produção de estimuladores da tireoide diferente de TSH (anticorpos, como na doença de Graves, ou bócio multinodular. Hipertireoidismo diferencia-se de outras formas de elevada captação de iodo radioativo. A causa mais comum de hipertireoidismo é a doença de Graves, um processo auto-imune sistêmico, em que o corpo do paciente produz anticorpos contra o receptor de tirotrofina (TSH). Esses auto-anticorpos chamados imunoglobulinas estimulantes da tireóide (TSH [stim] ABS) estão presentes em 95% dos pacientes com doença de Graves e ativam o receptor de tirotrofina (TSH), e estimulam a produção descontrolada e liberação de T4 e T3. 
O hipertireoidismo causado por diferentes fatores que aumentam a produção da glândula tireoide podem resultar de doença inflamatórias da tireoide (tireoidite subaguda, tireoide "indolor"), da presença de tecido ectópico da tireoide (bócio ovarii, carcinoma folicular metastático) ou por fontes exógenas de hormônio da tireoide. Estas formas são diferenciadas de hipertireoidismo pela diminuição de captação de iodo radioativo. É importante notar que pacientes com hipertireoidismo não podem apresentar todos os sintomas associados ao hipertireoidismo, e podem apresentar variados resultados no teste de função da tireoide, dependendo da forma da doença. No entanto, geralmente, resultados de hipertireoidismo mostram aceleração de muitas funções fisiológicas. O coração bate mais rapidamente, e pode desenvolver um ritmo anormal, levando a uma tomada de consciência dos batimentos cardíacos (palpitações). A pressão arterial tende a aumentar. Muitas pessoas com hipertireoidismo sentem-se quentes, mesmo numa sala fria. Sua pele pode ficar húmida, já que tendem a suar profusamente. Frequentemente, existem também mudanças nas unhas. Pacientes com hipertireoidismo podem desenvolver tremor nas mãos, e geralmente têm bons reflexos profundos. Muitas pessoas sentem nervosismo, cansaço, e fraqueza, e ainda têm um aumento do nível de atividade. Pacientes com hipertireoidismo podem ter um aumento do apetite, mas perdem peso devido ao aumento das ações metabólicas do hormônio da tireoide. A maior parte dos pacientes que apresentam hipertireoidismo têm evacuações frequentes, ocasionalmente com diarreia, e mau dormir.

As pessoas mais velhas que têm hipertireoidismo podem não desenvolver estes sintomas característicos, mas têm o que às vezes é chamado de "apatia" ou hipertireoidismo "mascarado". Eles simplesmente tornam-se fracos, sonolentos, confusos, retirados, e deprimidos, sintomas frequentemente associados com o envelhecimento. No entanto, problemas cardíacos, especialmente ritmos cardíacos anormais, são vistos com mais frequência em pessoas idosas com hipertireoidismo. 
O hipertireoidismo pode causar alterações nos olhos, incluindo inchaço ao redor dos olhos, aumento da formação da lágrima, irritação e sensibilidade incomum à luz. Estes sintomas oculares desaparecem logo após o controle da secreção do hormônio da tireoide, exceto em pessoas com doença de Graves, a qual provoca problemas oculares únicos. O hipertireoidismo é frequentemente associado com um bócio ou nódulos da tireoide.