Informação sobre doenças da tireoide, causas, sintomas e tratamento das doenças da tireoide, incluindo os nódulos da tireoide.


Tireoide

A tireoide é uma glândula em forma de borboleta localizada no pescoço e que tem como principal função a produção de hormônios (os chamados T3 e T4). Estes hormônios são essenciais à vida e participam da regulação do funcionamento de diversos outros órgãos do corpo, incluindo o cérebro e o coração.
As doenças mais conhecidas da tireoide são aquelas em que ocorre uma alteração na produção dos hormônios. No caso de uma produção excessiva de hormônios, temos o hipertireoidismo.
No caso de uma diminuição na produção de hormônios, temos o hipotireoidismo. Além destas alterações nos níveis de hormônios, podemos ter também uma alteração na estrutura da glândula, com a formação de nódulos na tireoide.

Como funciona a tireoide

Cada célula do corpo tem receptores para a hormona da tireoide. Esses hormónios são responsáveis pelos aspectos mais básicos da função do corpo, afetando todos os principais sistemas do corpo. Você pode pensar que a tireóide é como a engrenagem central de um motor sofisticado. Se essa engrenagem quebrar, quebra o motor inteiro.
A maior parte das pessoas sabe que os distúrbios da tireoide podem causar ganho de peso, problemas digestivos e fadiga. Mas você sabia que eles também podem causar sintomas como confusão mental, depressão, demência, pele seca, queda de cabelo, intolerância ao frio, voz rouca, menstruação irregular, e até mesmo infertilidade?

Hormônio da tireóide atua diretamente sobre o cérebro, a função do trato gastrointestinal, o sistema cardiovascular, metabolismo ósseo, o metabolismo das células vermelhas do sangue, vesícula biliar e fígado, a produção de hormónios esteróides, o metabolismo da glicose, metabolismo de lipídios e colesterol, o metabolismo de proteínas e a regulação da temperatura corporal.