Informação sobre doenças da tireoide, causas, sintomas e tratamento das doenças da tireoide, incluindo os nódulos da tireoide.


Nódulos da tireoide

Os nódulos de tireoide são formações nodulares que aparecem dentro da tireoide. São como pequenos “caroços”, que podem aparecer tanto isolados (1 único nódulo), como múltiplos (vários nódulos). Eles são extremamente comuns em mulheres, com estudos sugerindo que eles podem estar presentes em quase 50% das mulheres com mais de 50 anos.
Os nódulos geralmente são benignos. A maior preocupação quando um nódulo é identificado em qualquer órgão (por exemplo, mama ou pulmão) é o risco deste nódulo ser maligno (ou câncer). No caso da tireoide, a grande maioria dos nódulos, principalmente dos nódulos pequenos, é completamente benigna e pode, inclusive, ser mantida apenas em acompanhamento clínico, sem necessidade de cirurgia. Além disso, o câncer de tireoide é um dos tipos de câncer menos agressivos e que, se diagnosticado precocemente e tratado adequadamente, tem elevadíssimas taxas de cura.

Existem três questões que devem ser esclarecidas sempre que uma pessoa tem nódulos na tireoide:
  1. Será que o meu nódulo é cancro?
  2. Será que o nódulo é tão grande que está a empurrar outro órgão do pescoço?
  3. Será que a minha tireoide está a fabricar hormonas a mais ou a menos?

Os sintomas de nódulos da tireoide

A maioria dos nódulos da tireoide não causam sintomas. Eles são geralmente encontrados pelos pacientes que sentem um nó na sua garganta ou vêm-no no espelho. Ocasionalmente, um membro da família ou um amigo vai notar um caroço estranho no pescoço de alguém com um nódulo de tireoide. Outra forma comum, em que os nódulos da tireoide são encontrados é durante um exame de rotina no consultório médico.
Ocasionalmente, nódulos podem causar dor, e ainda mais raros ainda são aqueles pacientes que se queixam de dificuldade de deglutição, quando um nódulo é grande o suficiente e se encontra posicionado de tal maneira que impede a passagem normal de alimentos através do esófago.
Por vezes, um nódulo de tireoide é encontrado porque o paciente está passando por uma tomografia computadorizada, ressonância magnética, ultra-sonografia ou do pescoço por algum outro motivo (como a doença da paratireóide, doença da artéria carótida, ou dor na coluna cervical). Nódulos da tireoide são encontrados desta maneira (por acidente).