Informação sobre doenças da tireoide, causas, sintomas e tratamento das doenças da tireoide, incluindo os nódulos da tireoide.


Hipotireoidismo

O hipotireoidismo é uma situação que resulta de uma produção insuficiente ou mesmo nula de hormonas tireoideias pela tiróide.
O hipotireoidismo muito grave denomina-se mixedema.
Na tireoidite de Hashimoto, a causa mais frequente de hipotireoidismo, a glândula tireoide aumenta e o hipotireoidismo aparece anos mais tarde, devido à destruição gradual das zonas funcionais da glândula. A segunda causa mais frequente de hipotireoidismo é o tratamento do hipertireoidismo. O hipotireoidismo costuma verificar-se quer seja pelo tratamento com iodo radioativo, quer pela cirurgia.
A causa mais frequente de hipotireoidismo em muitos países em vias de desenvolvimento é a carência crônica de iodo na dieta, que produzirá um aumento do tamanho da glândula, reduzindo o seu rendimento. Contudo, esta forma de hipotireoidismo desapareceu em muitos países, desde que os fabricantes de sal começaram a juntar iodo ao sal de mesa e desde que se utilizam desinfetantes com iodo para esterilizar os úberes das vacas. Outras causas, mais raras, de hipotireoidismo incluem algumas afecções herdadas, em que uma anomalia enzimática nas células da tireoide impede que a glândula produza ou segregue quantidade suficiente de hormônios tireoideanos. Outras perturbações pouco frequentes são aquelas em que o hipotálamo ou a hipófise não produzem hormônios na quantidade suficiente para estimular o funcionamento normal da tireoide.