Informação sobre doenças da tireoide, causas, sintomas e tratamento das doenças da tireoide, incluindo os nódulos da tireoide.


Conheça as doenças da tireoide

Mais de 13 milhões de americanos são afetados por doenças da tireoide, e mais da metade deles permanecem sem diagnóstico. A Associação Americana de Endocrinologistas Clínicos (AACE) iniciou uma campanha para aumentar a conscientização do público sobre doenças da tireoide e educar os americanos sobre os períodos críticos, desde o nascimento até à idade avançada, quando as pessoas estão em maior risco de desenvolver um distúrbio da tireoide. O diagnóstico de doença da tireoide pode ser particularmente difícil. Os pacientes muitas vezes apresentam manifestações clínicas vagas, gerais, em particular os idosos podem não associar os sinais e sintomas com um processo de doença, e portanto, não recorrem à atenção do seu prestador de cuidados primários de saúde.
A prevalência e a incidência de distúrbios da tireoide é influenciada principalmente por sexo e idade. 
Distúrbios da tireoide são mais comuns em mulheres do que homens, e em adultos mais velhos em comparação com os grupos etários mais jovens. A prevalência de hipertireoidismo e hipotireoidismo evidente, são ambos estimados em 0,6% ou menos, em mulheres, com base em vários estudos epidemiológicos. A idade também é um fator; para o hipertireoidismo evidente, sendo taxa de prevalência de 1,4% para as mulheres com 60 anos ou mais e 0,45% para as mulheres com idade entre 40 a 60 anos. Para os homens com mais de 60 anos de idade, a taxa de prevalência de hipertireoidismo é estimada em 0,13%. Um padrão similar é observado para a taxa de prevalência do hipotireoidismo. A taxa de prevalência do hipotireoidismo é de 2% para as mulheres com idade entre 70 a 80 anos, de 1,4% para todas as mulheres com 60 anos ou mais, e 0,5% para mulheres com idade entre 40 e 60 anos. Em comparação, a taxa de prevalência do hipotireoidismo é de 0,8% para os homens com 60 anos ou mais. A incidência anual estimada de hipertireoidismo para as mulheres varia de 0,36 a 0,47 por 1.000 mulheres, e para os homens varia de 0,087 a 0,101 por 1.000 homens. Em termos de hipotireoidismo, a incidência estimada é de 2,4 por mil mulheres a cada ano. Evidente disfunção da tireoide é rara em mulheres com menos de 40 anos de idade e em homens com menos de 60 anos de idade.