Informação sobre doenças da tireoide, causas, sintomas e tratamento das doenças da tireoide, incluindo os nódulos da tireoide.


Tireoidite De Quervain

A tireoidite subaguda de De Quervain é uma forma rara de tireoidite com um início mais arrastado que a forma bacteriana.
Esta tireoidite também é denominada tireoidite granulomatosa ou tireoidite de células gigantes.
Nesta doença uma infecção virusal poderá ser o factor precipitante ou mesmo causal.
Ocorre preferencialmente entre os 20 e os 60 anos e é 3 a 6 vezes mais frequente na mulher.
É mais habitual o seu diagnóstico nos meses de verão. A tireoidite é muitas vezes precedida por uma infecção respiratória.
Esta entidade caracteriza-se pela dor e inchaço da tireoide (em geral assimétrica), por vezes com febre e outros sintomas gerais tais como falta de forças, dores musculares, anorexia e emagrecimento.
O mau funcionamento da tireoide faz parte do quadro clínico, com uma fase inicial de tireotoxicose, seguida da normalização da função tiroeideia a que se pode seguir em cerca de 20-30% dos casos, uma fase em geral transitória de hipotireoidismo.
O tratamento é dirigido ao alívio dos sintomas e pode incluir a toma de anti-inflamatórios não esteróides (aspirina,…) e/ou corticosteróides.
Importa realçar a natureza benigna desta doença que é autolimitada, com resolução espontânea e sem sequelas ao fim de algumas semanas ou meses, mesmo sem qualquer tratamento.