Informação sobre doenças da tireoide, causas, sintomas e tratamento das doenças da tireoide, incluindo os nódulos da tireoide.


Que fazer no caso de apresentar um nódulo de tireoide

Nódulos de tireoide são normalmente identificados de 3 formas, durante um exame médico de rotina ou check-up; no caso de um paciente com sintomas de doença de tireoide ou no caso de um nódulo grande que seja visível.
No caso de um exame de rotina ou check-up, pressupõe-se que o nódulo é desconhecido pelo paciente e foi descoberto ocasionalmente pelo médico. Estes nódulos são normalmente pequenos e poderiam permanecer desconhecidos por um longo período de tempo se nenhum exame tivesse sido solicitado.
Neste caso, o médico que descobriu o nódulo deve encaminhar o paciente para investigação adequada pelo endocrinologista.
No caso de pacientes com sintomas de doenças de tireoide (hipotireoidismo ou hipertireoidismo), o nódulo pode ser identificado durante o exame clínico do paciente. É importante observar que tanto o hipotireoidismo quanto o hipertireoidismo podem vir associados com nódulos de tireoide e que, na maioria das vezes, estes nódulos são benignos.
No caso de nódulos grandes, deve-se procurar imediatamente o endocrinologista para fazer a investigação e definir o tratamento de forma mais rápida possível.